Articulação vocal no canto

A articulação vocal nada mais é do que a movimentação muscular dos órgãos que interferem na fala e no canto, como os dentes, a língua, os músculos faciais e o maxilar.

Ter uma boa articulação vocal, ajuda na dicção e com isso você pronuncia as palavras de forma clara.

Confira abaixo dois exercícios que você pode praticar e que irão te ajudar com isso:

1º exercício: “BA DA GA”

Pronunciando as sílabas “Ba”, “Da” e “Ga” nessa sequência, você vai cantá-las seguindo a tríade de um acorde. Mantenha a voz bem articulada, sentindo o movimento da boca.

Se já está conseguindo fazer sem grandes dificuldades pode ir para a próxima etapa que é utilizar outras vogais, por exemplo: BE DE GUE, BI DI GUI, BO DO GO, BU DU GU.

2º exercício: “MA ME MI MO MU”

O segundo exercício é semelhante ao primeiro, mas consiste em pronunciar 5 sílabas ao invés de 3. São elas, “Ma”, “Me”, “Mi”, “Mo”, “Mu”. Como no primeiro exercício você deve cantá-las seguindo as notas do acorde.

Quando já estiver dominando o exercício pode começar a tentar algo mais difícil, mudando as consoantes. Por exemplo, essas variações: LA LE LI LO LU, GA GUE GUI GO GU.

Para que os exercícios tenham efeito é importante fazer a articulação completa dos músculos da boca. Exagere na movimentação dos lábios, nas aberturas do maxilar e preste atenção em todos os movimentos que estão ocorrendo.

Agende uma aula experimental gratuita