Você sabe o que é o melisma no canto?

O melisma é uma técnica de canto que apareceu nas músicas sagradas na Idade Média, o Canto Gregoriano. Empregada em músicas religiosas, no antigo “cantochão”. Os antigos utilizavam a música melismática de forma hipnótica, em rituais místicos e cultos religiosos.

Atualmente o melisma é encontrado principalmente no gospel e também na música oriental muçulmana e hindu. As cantoras mais conhecidas que utilizam essa técnica são Aretha Franklin, Whitney Houston, Cristina Aguilera, Mariah Carey, Beyoncé e muitos outros artistas influenciados pelo Soul e R&B.

Melisma x ScatSinging

Para entender o melisma é interessante compará-lo com a técnica chamada de “ScatSinging”, pois eles são praticamente opostos. Enquanto no melisma são utilizadas várias notas em cima de uma única sílaba, o scat é cantar uma nota por sílaba. É o tipo de canto muito utilizado para improvisação no Jazz.

Para você treinar um melisma é importante “dissecar” ele, ou seja, descobrir quais são todas as notas que estão sendo cantadas em cima de uma única sílaba. Para fazer isso é bom ouvir a música bem atentamente e achar as notas no piano. Uma dica valiosa é ouvir a parte que o cantor faz o melisma, em câmera lenta, reduzindo a velocidade. Assim você entende melhor quais são as notas que estão sendo tocadas.

Agende uma aula experimental gratuita