Aprenda a decorar o formato dos acordes maiores no piano

Um acorde maior é formado por uma tríade fundamental, composta por uma terça maior e uma terça menor sobrepostas. Mas você sabe como encontrar todos os acordes maiores no piano?

Essa é a parte mais simples. Monte a tríade de Dó Maior, uma terça maior (de Dó pra Mi) e uma terça menor (de Mi pra Sol) ficando: Dó, Mi, Sol. A partir desse acorde você pode subir cada uma dessas notas meio tom que terá formado o próximo acorde: Dó# ou Ré b maior.

Até agora esteve fácil, porém quando vamos tocar uma música e precisamos tocar esses acordes rapidamente não dá tempo de pensar com o raciocínio anterior. Nesse caso é melhor decorar o formato dos acordes. Para isso dividimos os acordes em 4 grupos, por tipo de forma:

1) O primeiro grupo é o de acordes compostos apenas por teclas brancas. São eles as tríades maiores de Dó, Fá e Sol.

2) O segundo grupo é o de acordes com duas teclas brancas e uma preta no meio. São eles as tríades maiores de Ré, Mi e Lá.

3) O terceiro grupo é o de acordes formados por duas teclas pretas e uma branca no meio. São eles as tríades maiores de Do#, Ré# e Sol#.

4) O quarto grupo é formado pelos acordes que não seguem nenhum padrão. Seus formatos são únicos. São eles o de Fá# (3 teclas pretas), Si (1 tecla branca e 2 pretas em seguida) e Si b (1 tecla preta e 2 brancas em seguida).

Mas nas músicas essas tríades podem aparecer invertidas e nesse caso seus formatos mudam. Se você quiser aprender mais um exercício para memorizar o formato dos acordes maiores no piano e ainda aprender os menores, agende sua aula experimental e conheça nosso curso de piano.

Agende uma aula experimental gratuita