Dicas para cuidar da sua voz

Cuidados básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais devem ser seguidos por todos, principalmente pelos que utilizam mais a voz.

Para ter uma boa voz, é preciso uma boa saúde vocal e isso significa ter uma voz clara, e limpa, emitida sem esforço e agradável ao ouvinte.

Separamos algumas dicas que irão te ajudar nesse cuidado com a sua voz:

– Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia.

– Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido. Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.

– Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são ideais para quem trabalha com a voz. Sapatos confortáveis favorecem a postura correta.

– Sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas também contribuem para uma boa produção vocal.

– Procure sempre respirar corretamente, levando o ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. É o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar.

Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça.

– Evite competir com ruídos externos durante a fala. Fique atento a eles e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los.

– Evite gritar. Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em público.

– Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.

– Ter audição normal é importante, pois o monitoramento vocal é realizado pela audição.

– Ao sentir vontade de tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.

– Para diminuir a tensão na região dos ombros e do pescoço, boceje e espreguice diversas vezes ao dia.

– Após o uso intenso da voz, procure permanecer em repouso vocal por algum tempo.

Lembre-se: uma voz saudável é resultado de cuidados individuais e de ações ambientais.

Agende uma aula experimental gratuita