E aí, meu povo! Tudo beleza? Quem nunca travou na frente do computador ou do celular na hora de escrever alguma coisa? Seja pra mandar um WhatsApp pro crush, um e-mail pro chefe ou fazer aquele post bombástico nas redes sociais… Parece que as palavras somem, né? Mas ó, relaxa! Escrever bem não é nenhum bicho de sete cabeças, juro pra vocês! Muita gente acha que tem que nascer com o dom ou ter vocabulário de dicionário, mas a real é que é mais simples do que parece. E hoje, eu tô aqui pra te dar umas dicas de ouro, tipo um atalho, pra você começar a desenrolar textos que prendem a atenção e fazem sentido de verdade. Vem comigo que é sucesso!
Bora lá pro que interessa! Pra você virar o mestre ou a mestra da escrita, anota aí essas manhas: 1. Saiba pra quem você tá falando (e o que você quer): Antes de digitar a primeira letra, pensa: quem vai ler isso? É seu amigo? Seu professor? O pessoal da internet? E o que você quer que a pessoa sinta ou faça depois de ler? Quer que ela ria? Que aprenda algo? Que compre um produto? Sabendo o público e o objetivo, já é meio caminho andado pra escolher as palavras certas. Tipo, você não fala do mesmo jeito com sua vó e com seu parceiro de balada, né? 2. Seja claro e direto, sem enrolação: Ninguém tem tempo a perder, gente! A sua ideia tem que chegar rapidinho na cabeça de quem lê. Evita frase gigante que não acaba mais, com vírgula pra tudo que é lado. Vai reto ao ponto! Se puder falar em uma frase, não use três. E corta as palavras que não servem pra nada, tipo ‘assim’, ‘né’, ‘tipo assim’. Menos é mais! 3. Organize suas ideias (começo, meio e fim): Imagina uma história sem pé nem cabeça, toda bagunçada? Ninguém entende! Seu texto é igual. Pensa num roteiro: Introdução: Onde você apresenta o assunto, dá um gostinho do que vem pela frente (tipo a ‘introducao’ que eu fiz aqui!). Desenvolvimento (o meio): Aqui você explica tudo, dá os detalhes, os exemplos. Um parágrafo por ideia principal pra não misturar tudo. Conclusão: Onde você fecha a ideia, resume o que foi falado ou deixa uma reflexão. É pra deixar a pessoa com a sensação de que o assunto ‘fechou’. 4. Use palavras do dia a dia (sem dicionário ambulante): Escrever bem não é usar palavra difícil pra parecer inteligente. Pelo contrário! É usar a linguagem que a maioria das pessoas entende. Se você usa um termo muito técnico, a galera vai boiar e fechar seu texto rapidinho. A não ser que seu público seja especialista no assunto, prefira o simples e o popular. Tipo, ‘bacana’ em vez de ‘magnífico’, ‘legal’ em vez de ‘excelente’. 5. Leia de tudo um pouco (muito mesmo!): Essa é a dica de ouro! Quer escrever bem? Leia muito! Livros, jornais, blogs, revistas, até as legendas do Instagram! Lendo, você ‘pega’ jeitos diferentes de organizar frases, descobre palavras novas e vê como as pessoas contam histórias. É como se seu cérebro fosse uma esponja, absorvendo referências. 6. Pratique, pratique, pratique (e não desista): Ninguém aprende a andar de bicicleta sem cair umas vezes, né? Escrever é a mesma coisa. Comece escrevendo sobre coisas que você gosta, pro seu próprio diário, ou até pra um grupo de amigos no WhatsApp. Quanto mais você escreve, mais fácil fica. Não tenha medo de errar, faz parte do processo! 7. Revise sem neura (mas revise!): Depois de escrever, dá um tempo, respira, e depois volta pra ler o que você fez. Às vezes, você só vê um erro ou uma frase meio estranha depois de um tempinho. Vê se não tem erro de português, se a pontuação tá certinha, se a ideia tá clara. Mas sem aquela neura de perfeição, tá? O importante é que a mensagem chegue.
Viu só? Não é nenhum bicho de sete cabeças! Escrever bem é uma habilidade que a gente desenvolve com o tempo e com a prática. Não precisa virar um Machado de Assis da noite pro dia, mas com essas dicas, você já vai sentir uma diferença enorme nos seus textos. Começa hoje mesmo a aplicar isso no seu dia a dia e me conta depois o que você achou, tá bom? E se curtiu o vídeo (quer dizer, o texto!), deixa seu like e compartilha com a galera que também quer desenrolar na escrita! Um beijo e até a próxima!