E aí, galera! Tudo beleza? Hoje a gente vai falar de um assunto que parece complicadíssimo, tipo nome de remédio, mas que na verdade tá na sua vida o tempo todo: a tal da Intertextualidade! Calma, não foge! É muito mais simples e divertido do que parece. Sabe quando você vê um filme e pensa ‘Opa, isso aí me lembra aquela série!’ ou quando uma música cita outra? Isso, meu amigo e minha amiga, é intertextualidade pura! Bora desvendar esse mistério juntos?
Então, pra começar, o que diabos é intertextualidade? Basicamente, é quando um texto (pode ser um livro, um filme, uma música, um meme, uma piada, qualquer coisa que transmita uma mensagem!) conversa com outro texto. É tipo um papo entre obras, sabe? Uma obra faz uma referência, cita, parodia, ou até mesmo briga com outra. É como se os criadores estivessem piscando pra você e dizendo: ‘Sacou a referência, né?’Pensa comigo: Nos filmes e séries: Quantas vezes você já viu um filme de comédia que tira sarro de um filme famoso de terror? Tipo ‘Todo Mundo em Pânico’ zoando ‘Pânico’, ‘O Exorcista’ e um monte de outros filmes. Isso é intertextualidade na veia! Ou quando um personagem fala uma frase clássica de outro filme, tipo ‘Eu voltarei’ do Exterminador. Sacou? Na música: Você ouve uma música e de repente ela tem um pedacinho de outra música antiga? Ou a letra fala de um poema famoso, ou faz uma referência a uma figura histórica. Muitos raps e funks fazem isso, pegando trechos ou batidas de músicas antigas. É um jeitinho de homenagear ou dar um novo significado. Nos memes: Ah, os memes! São um festival de intertextualidade! Um meme pode pegar uma imagem de um filme e colocar uma frase engraçada que muda todo o sentido. Ou pega uma frase famosa e usa em outro contexto. É o auge da zoeira e da referência! Na literatura: Esse é o berço da intertextualidade! Muitos livros conversam entre si. Um autor pode recontar uma história clássica por outro ponto de vista, ou um personagem pode ler um livro que existiu de verdade e isso impactar a história dele. É um jeito de aprofundar a narrativa e mostrar que o mundo das ideias é interligado. Até na sua vida: Quando você fala uma gíria que pegou de uma música, ou faz uma piada interna com seus amigos que só vocês entendem porque tem a ver com uma situação que vocês viveram… isso também é um tipo de intertextualidade, só que no dia a dia! A intertextualidade deixa tudo mais rico, mais divertido! É como se você entrasse numa piada interna com o criador. Se você pega a referência, uhuuu! Se não pega, tá tudo bem também, a obra ainda faz sentido. Mas se você sacar, o nível de apreciação vai lá pra cima!
E aí, curtiu entender o que é intertextualidade? Viu como não é bicho de sete cabeças e como ela tá em todo lugar? Da próxima vez que você estiver assistindo um filme, ouvindo uma música, lendo um livro ou rindo de um meme, tente pescar essas referências. É um exercício super legal e faz você ver como o mundo da arte e da cultura é todo conectado. Fique de olho, e aposto que você vai começar a ver intertextualidade em cada esquina! Se gostou, deixa seu like, compartilha com a galera e comenta aqui se você já tinha sacado o que era intertextualidade! Valeu, e até a próxima!