E aí, gente boa! Tudo em paz por aí? Eu tô aqui de boa e hoje a gente vai bater um papo superlegal sobre umas paradas que a gente usa todo santo dia e nem se liga que tá usando! Sabe quando você quer falar uma coisa que é meio ‘pesada’ ou ‘chata’, mas não quer ser super direto pra não magoar ou pegar mal? Pois é, meus amigos, é aí que entra o nosso tema de hoje: o Eufemismo! Vem comigo que eu te explico de um jeito que até minha vó entende!
Bora lá entender o que raios é esse tal de eufemismo. Pra simplificar, eufemismo é tipo um truque que a gente usa com as palavras pra deixar uma frase mais ‘leve’, mais ‘suave’, sabe? É tipo dar uma maquiada na realidade pra ela não parecer tão feia. Em vez de falar a coisa na lata, a gente dá uma volta, usa umas palavras mais bonitas ou mais amenas pra não chocar, pra não ser rude, ou até pra não expor alguém. É uma forma de ser educado, de ter tato, ou até de fugir de umas verdades que são meio difíceis de engolir. Pensa comigo, qual a diferença de falar que alguém ‘morreu’ e falar que ‘partiu dessa pra melhor’? O resultado é o mesmo, mas a segunda opção soa bem menos pesada, né? É exatamente isso! A gente usa eufemismo pra falar de morte, de pobreza, de desemprego, de alguma deficiência, de coisas que são consideradas ‘feias’ ou ‘tabus’. Em vez de ‘ladrão’, a gente fala ‘pessoa que se apropriou indevidamente de algo’. Em vez de ‘velho’, a gente fala ‘pessoa de idade’ ou ‘melhor idade’. Em vez de ‘foi demitido’, a gente diz que a pessoa ‘foi desligada da empresa’ ou ‘teve o contrato rescindido’. Viu só como a gente já tá craque em usar eufemismo sem nem perceber? É uma ferramenta superútil pra vida em sociedade, pra gente não sair por aí falando tudo sem filtro e causando climão. É um jeito de ter delicadeza com as palavras.
Então, pessoal, deu pra sacar que o eufemismo tá mais presente no nosso dia a dia do que a gente imagina, né? Ele é tipo um ‘jeitinho brasileiro’ da linguagem, uma forma esperta de se comunicar sem ser grosseiro ou indelicado, principalmente quando o assunto é espinhoso. É uma ferramenta poderosa pra gente lidar com situações delicadas de um jeito mais suave e humano. E aí, gostou de entender um pouco mais sobre como a gente ‘suaviza’ a conversa? Me conta aqui nos comentários quais eufemismos você mais usa ou ouve por aí! Não esquece de deixar seu like, se inscrever no canal e compartilhar esse vídeo com a galera! Um beijo e até a próxima!