E aí, pessoal! Tudo beleza? Hoje a gente vai desvendar um mistério que parece complicado, mas é super de boa: o tal do dígrafo! Já ouviu falar? Aposto que sim, mesmo sem saber o nome. Sabe aquelas palavras tipo ‘chuva’ ou ‘carro’, que têm duas letrinhas juntinhas fazendo um som só? Então, isso é dígrafo! Vem comigo que eu te explico tudinho de um jeito que você nunca mais vai esquecer!
Pra começar, bora direto ao ponto: o que raios é um dígrafo? É simples, gente! Dígrafo é quando a gente tem DUAS letras que, juntas, representam APENAS UM som. Tipo uma dupla dinâmica da nossa língua portuguesa! Imagina que essas duas letras se dão tão bem que elas ‘combinam’ de fazer um som só, sabe? Vamos ver uns exemplos pra ficar mais claro:CH de CHuva, CHave (duas letras, som de ‘X’)NH de galiNha, soNho (duas letras, som de ‘N’ de ‘nho’)LH de coeLHo, teLhado (duas letras, som de ‘L’ de ‘lho’)RR de caRRo, teRRa (duas letras, som de ‘R’ forte)SS de páSSaro, aSSado (duas letras, som de ‘S’ forte)Tem também uns que enganam a gente, mas são dígrafos também, principalmente com ‘Q’ e ‘G’ quando não ouvimos o ‘U’:QU de QVeijo, aQUi (duas letras, som de ‘K’ ou ‘Ke’)GU de GUerra, fiGUeira (duas letras, som de ‘G’ forte)E ainda tem uns dígrafos que a gente separa na sílaba, mas que continuam sendo dígrafos porque as duas letras juntas formam um som diferente do que elas teriam sozinhas:SC de naSCer, creSCer (som de ‘S’ de ‘sc’)SÇ de deSÇo (som de ‘S’ de ‘sç’)XC de eXCeto, eXCelente (som de ‘S’ de ‘xc’)’Ah, mas e o encontro consonantal?’ Boa pergunta! A diferença é que no dígrafo, as duas letras fazem UM som só. No encontro consonantal, as letras mantêm o som delas, mesmo estando juntas. Tipo em ‘prato’ (P e R você ouve os dois sons) ou ‘flor’ (F e L, ouve os dois sons). Sacou a diferença? É a dupla que vira um som só vs. a dupla que faz dois sons. Pra que serve saber disso? Bom, pra escrever direitinho, pra não confundir as palavras e pra entender melhor como a nossa língua funciona. Não é pra decorar listas, mas pra ficar esperto quando vir essas duplinhas por aí!
Então, galera, viu só como dígrafo não é nenhum bicho papão? É só essa sacada das duas letrinhas que se juntam pra fazer um som só. Fica de olho nas palavras, presta atenção no som, e rapidinho você vai pegar o jeito. O importante é descomplicar e ver que a nossa língua portuguesa é cheia de coisinhas legais assim. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário! Um abraço e até a próxima!