E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Aposto que, em algum momento da vida, vocês já ficaram com aquela pulguinha atrás da orelha: “É ‘haja’ ou ‘aja’?” Né? Não se preocupe, você não está sozinho(a)! Essa é uma das maiores pegadinhas da nossa língua portuguesa, mas hoje eu vim aqui pra te ajudar a desvendar esse mistério de um jeito super fácil e pra nunca mais errar! Vem comigo que é sucesso!
Então, bora descomplicar essa parada! A verdade é que tanto “haja” quanto “aja” existem, mas cada um tem seu lugarzinho especial na frase, tá?1. “Aja” – Ele Vem do Verbo Agir (Ação!)Pensa na palavra “ação”. Quando você “age”, você faz alguma coisa, certo? Pois é! O “aja” vem do verbo “agir”. Ele é usado quando a gente tá falando de uma atitude, um comportamento, algo que a pessoa FAÇA.Dica pra não esquecer: “Aja” é de “Ação”! Tem o “A” no começo, de Agir, de Ação!Exemplos pra clarear:”Espero que ele aja com sabedoria nessa situação.” (Ou seja, que ele faça algo com sabedoria)”É importante que você aja rápido para resolver o problema.” (Que você tome uma atitude rápida)”Se a situação piorar, que ela aja com cautela.” (Que ela se comporte com cautela)2. “Haja” – Ele Vem do Verbo Haver (Existir, Ter, Acontecer!)Agora, o “haja” é um pouco diferente. Ele vem do verbo “haver”. Pensa em “haver” como sinônimo de “existir”, “ter” ou “acontecer”.Dica pra não esquecer: “Haja” é de “Haver”! Lembra de “H” de “Haver”! E “Haver” de Existir!Exemplos pra não ter erro:”Tomara que haja paz em todo o mundo.” (Que exista paz)”É preciso que haja mais amor no coração das pessoas.” (Que exista/aconteça mais amor)”Por favor, que não haja problemas na reunião.” (Que não ocorra/exista problemas)”Que haja muita comida na festa!” (Que tenha muita comida)
Viu só como não é um bicho de sete cabeças? É só pensar na origem de cada um: “Aja” de “Agir” (Ação!) e “Haja” de “Haver” (Existir, Ter, Acontecer!). Com essas dicas e os exemplos, tenho certeza que você vai arrasar e não vai mais ter medo de usar essas palavrinhas! Se curtiu a dica, já manda pra aquele(a) amigo(a) que sempre se confunde também! E se tiver mais alguma dúvida, me conta aqui nos comentários! Um beijo e até a próxima!