E aí, galera! Tudo na paz? Seguinte, sabe quando a gente tá conversando com alguém e de repente a pessoa solta umas palavras que parecem de outro planeta? Tipo, você fica com cara de paisagem, né? ‘Mas o que que é isso, meu Deus?’ Pois é, a gente vai falar sobre os famosos jargões! Aquelas gírias que só quem é da área entende. Vem comigo que eu te explico tudo e ainda te dou umas dicas pra não se perder nessa confusão!
Jargão, gente, é tipo um código secreto que um grupo de pessoas usa. Cada profissão, cada hobby, cada galera tem o seu. Advogado usa termo jurídico, médico fala uns nomes de doença que a gente nem consegue pronunciar, o pessoal de TI fala de ‘server’, ‘firewall’, e por aí vai. E qual o problema disso? O problema é que se a gente usa esses jargões com quem não é da área, a comunicação vira uma torre de Babel! Ninguém se entende! Imagina só você no médico e ele falando ‘O paciente apresenta uma cefaleia tensional crônica com irradiação para a região occipital’, e você pensando ‘Gente, eu só tô com dor de cabeça!’. A ideia é facilitar a conversa, não complicar. Por isso, a dica de ouro é: se você tá falando com alguém que não é do seu ‘mundo’, evite usar esses termos complicados. Troque por palavras mais simples, use exemplos do dia a dia. E se você tá ouvindo alguém usando jargão e não entendeu, não tenha vergonha! PERGUNTE! ‘Desculpa, você pode me explicar o que significa essa palavra?’ ou ‘Pode me falar de um jeito mais fácil?’. É muito melhor perguntar do que fingir que entendeu e depois fazer coisa errada ou não saber o que fazer. A gente tá aqui pra se comunicar, não pra testar quem sabe mais palavra difícil, né?
Então é isso, meu povo! Jargão é legal pra quem é da turma, mas na hora de conversar com todo mundo, o segredo é ser CLARO e SIMPLES. Pense sempre em quem está te ouvindo e como você pode fazer a mensagem chegar direitinho. Uma boa comunicação abre portas, evita perrengues e faz a gente se conectar de verdade. Descomplicar é a chave! Um beijo e até a próxima!