E aí, galera bonita! Tudo em paz por aí? Seguinte, hoje a gente vai bater um papo reto sobre uma daquelas dúvidas de português que a gente tem, mas fica com vergonha de perguntar. É tipo aquele crush que a gente não sabe se dá em cima ou não, saca? Tô falando de ‘Namorar O’ ou ‘Namorar COM O’. Qual será o certo? Fica comigo que hoje a gente desvenda esse mistério de uma vez por todas!
Então, pra começar sem rodeios, a verdade é que o correto, assim, gramaticalmente falando, é ‘namorar O’ ou ‘namorar A’. Tipo, ‘eu namoro o João’, ‘ela namora a Maria’. Sacou? O verbo ‘namorar’ é o que a gente chama de ‘transitivo direto’. Isso quer dizer que ele não precisa de uma preposição (tipo o ‘com’) pra ligar o verbo à pessoa que você namora. É direto ao ponto, igual flecha do cupido! Agora, eu sei o que você tá pensando: ‘Mas eu sempre ouvi fulano namora COM sicrano!’. E sim, você não tá doido(a)! No dia a dia, na nossa fala informal, é super comum usar o ‘com’. A gente fala ‘casar COM’, ‘sair COM’, ‘andar COM’, e acaba que o ‘namorar’ entra na roda do ‘com’ também. Mas ó, pra prova de português, ou pra impressionar a sogra que é professora, o jeito certo é sem o ‘com’. ‘Ela namora o Pedro’, ‘Eu namoro a Bruna’. Simples assim! É como se o ‘namorar’ já tivesse o ‘com’ embutido nele, entende? Tipo, ‘namorar alguém’ já significa ‘namorar junto com alguém’. Meio que vira uma redundância usar o ‘com’ de novo. Mas o importante é que você não se sinta mal se usa o ‘com’, tá? A língua evolui, e a gente fala como se sente mais confortável. A dica é: pra escrita formal ou pra um papo mais ‘cult’, sem o ‘com’ é a pedida certa! Pra resenha com a galera, usa o que te deixar mais à vontade!
Viu só como não é um bicho de sete cabeças? Agora você já sabe que, na ponta do lápis (ou do teclado!), o ideal é ‘namorar O’ ou ‘namorar A’. Mas se no bate-papo informal o ‘com’ escapar, relaxa! O importante é a mensagem chegar e o mozão entender. Espero que essa dica tenha te ajudado a tirar essa pulga atrás da orelha. Manda essa pra galera que vive na dúvida também! Um abraço e até a próxima!