E aí, galera! Tudo beleza? Quem nunca ouviu falar do tal ‘Milagre Econômico Brasileiro’, né? Parece nome de filme, mas foi um período real da nossa história que muita gente comenta, mas pouca gente sabe explicar direito. E se você acha que é papo de livro chato, senta aí que hoje eu vou te contar essa história de um jeito que você vai entender tintim por tintim, como se a gente tivesse batendo um papo aqui na sala! Bora desvendar esse mistério do passado?
Então, gente, o tal Milagre Econômico rolou aqui no Brasil entre o finalzinho dos anos 60 e a metade dos anos 70. Pra situar, era a época do regime militar, sabe? Tipo, o país estava sob um governo bem linha dura. Mas, por outro lado, a economia estava crescendo num ritmo aceleradíssimo, coisa de outro mundo! A gente chegou a ter um crescimento do PIB (que é tipo a riqueza que o país produz) de mais de 10% ao ano! É muita coisa! Pra vocês terem uma ideia, foi nessa época que o Brasil fez um monte de obra grandona: a Ponte Rio-Niterói, a rodovia Transamazônica, Itaipu… era obra pra todo lado, construção que não acabava mais! A ideia era industrializar o país, fazer o Brasil se tornar uma potência, e parecia que tava dando certo, né? Por isso o nome ‘milagre’. Mas ó, nem tudo eram flores, tá? Esse crescimento todo foi bancado com muito, mas muito empréstimo de fora, de outros países. E sabe o que mais? A grana que entrava e a riqueza que era produzida não eram bem distribuídas. Tipo, quem já era rico ficava mais rico ainda, as grandes empresas bombavam, mas a vida da maioria da população, da galera mais humilde, não mudava muito. E até piorava pra alguns. A desigualdade social aumentou pra caramba. O governo da época tinha um slogan famoso que era ‘Brasil: ame-o ou deixe-o’, e a ideia era passar uma imagem de que o país estava voando. Mas a verdade é que, por baixo dos panos, o Brasil tava se endividando horrores e acumulando problemas sociais que iriam estourar depois. No fim das contas, esse ‘milagre’ acabou com a crise do petróleo lá em 1973, que encareceu tudo no mundo, e o Brasil, com essa dívida enorme, não aguentou. Aí a inflação disparou e a coisa desandou.
E aí, deu pra pegar a ideia? O Milagre Econômico Brasileiro foi um período de crescimento econômico impressionante, tipo um foguete, mas que veio com uma conta bem salgada lá na frente. Foi uma época de muito investimento em infraestrutura, de industrialização, mas também de aumento da desigualdade e de uma dívida externa gigantesca que pesou no bolso de todo mundo depois. É importante saber essas histórias pra entender como a gente chegou até aqui, né? Deixa seu comentário aqui embaixo se você já sabia de tudo isso ou se aprendeu algo novo hoje! E não esquece de dar um like e se inscrever no canal pra não perder os próximos vídeos. Valeu, galera!