Close Menu
Viva EscolaViva Escola
  • LEMBRANCINHA
  • PARA COLORIR
Facebook X (Twitter) Instagram
Viva EscolaViva Escola
  • LEMBRANCINHA
  • PARA COLORIR
Viva EscolaViva Escola
You are at:Home»MATERIAS»Língua Portuguesa»Personificação ou Prosopopeia Dando Vida a Seres Inanimados
Língua Portuguesa

Personificação ou Prosopopeia Dando Vida a Seres Inanimados

Prof ManuelaEscrito por Prof Manuela10/08/2025Nenhum comentárioTempo de Leitura 3 Mins
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Personificação
Personificação
Share
Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

E aí, galera! Tudo beleza por aqui? Já pararam pra pensar como a gente adora dar vida pras coisas que não têm? Tipo, quando a gente fala que o sol “sorriu” pra gente de manhã, ou que a TV “piscou” antes de queimar? Pois é! Isso tem nome, e é super usado no nosso dia a dia, mesmo sem a gente perceber. Tô falando da Personificação!

Então, o que raios é essa tal de Personificação, né? É super simples, minha gente! É quando a gente pega uma coisa que não é gente – pode ser um objeto, um animal, uma ideia, sei lá, até um sentimento – e dá pra ela características ou ações que só seres humanos fariam. Tipo, o cachorro não “sorri”, mas a gente fala que ele sorriu quando abana o rabo, né? O vento não “sussurra”, mas a gente fala que ele sussurrou nas árvores. Entenderam a pegada? É dar uma “humanizada” nas coisas pra deixar tudo mais legal e fácil de entender.A Personificação é tipo um superpoder da linguagem! Ela faz com que um texto, uma música, ou até a nossa fala fique muito mais expressiva e interessante. Pensa comigo: “O carro tossiu antes de morrer.” (Carros não tossem nem morrem, mas você entende o que aconteceu, né?) “A saudade apertava o peito.” (Saudade não tem mão pra apertar, mas a gente sente esse peso!) “O relógio corre contra o tempo.” (Relógio anda, não corre, mas dá a ideia de urgência.)A gente vê isso DEMAIS em poesia, em histórias infantis (o lobo mau que fala, a chaleira que assobia feliz), em músicas e até na nossa conversa fiada. É uma forma de a gente se conectar melhor com o que tá sendo dito, porque a gente se identifica com ações e sentimentos humanos. Fica tudo mais palpável, mais vívido. É como se a gente pintasse um quadro na mente de quem tá lendo ou ouvindo, sacou? E o mais legal é que a gente usa isso naturalmente, no bate-papo, na legenda de foto, em tudo!

Viu só como a Personificação tá em todo lugar e como ela deixa a nossa comunicação muito mais rica? Da próxima vez que você estiver conversando ou lendo algo, tente reparar nas coisas que “ganham vida” de repente. Você vai ver como é divertido e como isso ajuda a gente a se expressar melhor e a entender o mundo de um jeito mais poético. Agora, corre lá e começa a “conversar” com as coisas, hahaha! Um abraço e até a próxima!

Prof Manuela

Related Posts

Dígrafos Consonantais e Vocálicos Lista Completa

Escrito por Prof Manuela11/08/2025

Solecismo Erros de Sintaxe Que Você Deve Evitar

Escrito por Prof Manuela11/08/2025

O Que é Barbarismo na Língua Portuguesa

Escrito por Prof Manuela10/08/2025

Aliteração e Assonância Brincando com os Sons

Escrito por Prof Manuela10/08/2025
Deixe um Comentário
Aproveite para comentar este post aqui em baixo ↓↓: Cancel Reply

NOVIDADES

Dígrafos Consonantais e Vocálicos Lista Completa

11/08/2025

No Médico em Inglês Vocabulário de Saúde Que Salva

11/08/2025

Solecismo Erros de Sintaxe Que Você Deve Evitar

11/08/2025

O Que é Barbarismo na Língua Portuguesa

10/08/2025
Viva Escola
  • Início
  • Quem Somos
  • Politica de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato
© 2025 Viva Escola

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.