E aí, galera bonita do meu canal! Tudo certo? Hoje a gente vai bater um papo reto sobre um bicho-papão que assusta muita gente no ENEM: a tal da Proposta de Intervenção. Parece complicado, né? Mas juro pra vocês que, depois dessa conversa, vai ficar fácil, fácil! É tipo aquele rolê que você acha que não vai dar certo, mas no final, é a melhor coisa que te acontece. Então, pega a pipoca e bora descomplicar essa parada juntos!
Beleza, mas o que é essa tal de Proposta de Intervenção? Basicamente, gente, é a sua chance de mostrar pro corretor do ENEM que você não é só um reclamão de plantão, mas que você tem soluções! É a parte onde você propõe como resolver ou pelo menos amenizar o problema que você discutiu na sua redação. Pensa assim: o ENEM te joga um pepino, e você tem que mostrar que sabe fazer uma salada deliciosa com ele! Pra tirar notão nessa parte, tem uns segredinhos, tipo uma receita de bolo. Anota aí na sua mente: São cinco elementos que não podem faltar, tá? O primeiro é o **Agente**: quem vai fazer o quê? É o governo, uma ONG, a escola, a família? Tipo, quem vai botar a mão na massa. Segundo, a **Ação**: o que exatamente essa galera vai fazer? Vai criar um projeto? Uma lei? Uma campanha de conscientização? Tem que ser bem específico. Terceiro, o **Meio/Modo**: como essa ação vai ser realizada? Vai usar as redes sociais? Palestras? Dinheiro público? É o ‘como’ da história. Quarto, a **Finalidade/Efeito**: pra que serve essa ação? Qual o resultado esperado? É pra diminuir a violência? Pra educar mais gente? Tem que ter um objetivo claro. E, por último, mas não menos importante, o **Detalhamento**: aqui você dá uma explicadinha a mais sobre qualquer um dos itens anteriores. É tipo um plus, um aprofundamento pra mostrar que você pensou em tudo! Tipo: ‘O Ministério da Saúde (Agente) deve promover campanhas de vacinação (Ação) através de postos volantes em bairros carentes (Meio), para aumentar a cobertura vacinal e proteger a população (Finalidade), com a distribuição de material informativo didático e acessível (Detalhamento).’ Viram? Facinho, né? Não tem mistério!
E é isso, meus queridos e queridas! A Proposta de Intervenção no ENEM não é nenhum monstro de sete cabeças. É só você pensar com carinho no problema, e principalmente, nas soluções. Lembrem-se: o ENEM quer ver você pensando fora da caixa, propondo algo que realmente faça a diferença. Então, bora treinar, ler mais notícias pra ter ideia, e arrasar nessa redação! Se gostou do vídeo, já sabe: deixa o like, se inscreve no canal e compartilha com a galera que também tá no sufoco do ENEM. Um beijo e até a próxima!