Close Menu
Viva EscolaViva Escola
  • LEMBRANCINHA
  • PARA COLORIR
Facebook X (Twitter) Instagram
Viva EscolaViva Escola
  • LEMBRANCINHA
  • PARA COLORIR
Viva EscolaViva Escola
You are at:Home»MATERIAS»Língua Portuguesa»Solecismo Erros de Sintaxe Que Você Deve Evitar
Língua Portuguesa

Solecismo Erros de Sintaxe Que Você Deve Evitar

Prof ManuelaEscrito por Prof Manuela11/08/2025Nenhum comentárioTempo de Leitura 3 Mins
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Solecismo
Solecismo
Share
Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

E aí, galera! Beleza? Hoje a gente vai bater um papo sobre uma palavra que pode parecer um bicho de sete cabeças, mas juro que não é: solecismo. Muita gente já ouviu falar, outros nunca, mas a verdade é que, sem perceber, a gente comete solecismos quase todo dia! Mas ó, não é pra se desesperar nem pra se sentir mal, tá? A ideia aqui é entender o que é, desmistificar e mostrar que faz parte da nossa língua viva. Bora lá?

Tá, mas o que diabos é solecismo, afinal? Basicamente, é um erro de português que acontece quando a gente não segue as regrinhas da gramática em relação à concordância, regência ou colocação dos termos na frase. Parece complicado, né? Mas na prática é super simples! Pensa assim: é quando a frase não ‘casa’ direito, tipo quando um pronome não combina com o verbo, ou quando a preposição some onde devia estar.Vou dar uns exemplos pra clarear:1. Erro de Concordância: Sabe quando a gente fala ‘As menina foi no shopping’? Então, o certo seria ‘As meninas *foram* no shopping’, porque ‘meninas’ tá no plural, o verbo ‘ir’ tem que concordar também. Outro clássico: ‘Nós vai no cinema’. O correto é ‘Nós *vamos* no cinema’. Parece bobo, mas acontece demais, né?2. Erro de Regência: Essa é a parte das preposições, sabe? Tipo quando a gente fala ‘Eu assisti o filme ontem’. Pela norma culta, o verbo ‘assistir’ no sentido de ver, exige a preposição ‘a’. Então, o certo seria ‘Eu assisti *ao* filme ontem’. Ou quando a gente diz ‘Eu fui na casa dela’. O verbo ‘ir’ pede a preposição ‘a’ quando indica destino, então o correto seria ‘Eu fui *à* casa dela’.E por que a gente comete? Porque a língua é viva, muda o tempo todo! No dia a dia, na informalidade, a gente simplifica, a gente fala como ouve, e muitas dessas ‘regrinhas’ são mais usadas em contextos formais, tipo na escola, em documentos ou numa entrevista de emprego.Mas por que é importante saber, então? Pra você mandar bem quando precisar! Pra escrever um e-mail profissional, fazer uma prova, ou simplesmente pra ter mais segurança na hora de se expressar. Conhecer as regras te dá mais ferramentas, mas não te obriga a falar como um robô o tempo todo, combinado?

Então é isso, galera! Solecismo é um erro gramatical que acontece na concordância, regência ou colocação. É super comum e todo mundo comete, especialmente na fala do dia a dia. Mas agora você já sabe o que é e por que é legal ter uma noção pra mandar bem nos momentos mais formais. O importante é entender que a língua é nossa e a gente usa ela do nosso jeito, mas conhecer as regras só te deixa mais esperto! Curtiu? Deixa um comentário aqui embaixo e me conta se você já tinha sacado o que era solecismo!

Prof Manuela

Related Posts

Dígrafos Consonantais e Vocálicos Lista Completa

Escrito por Prof Manuela11/08/2025

O Que é Barbarismo na Língua Portuguesa

Escrito por Prof Manuela10/08/2025

Aliteração e Assonância Brincando com os Sons

Escrito por Prof Manuela10/08/2025

Onomatopeia O Som das Coisas em Palavras

Escrito por Prof Manuela10/08/2025
Deixe um Comentário
Aproveite para comentar este post aqui em baixo ↓↓: Cancel Reply

NOVIDADES

Dígrafos Consonantais e Vocálicos Lista Completa

11/08/2025

No Médico em Inglês Vocabulário de Saúde Que Salva

11/08/2025

Solecismo Erros de Sintaxe Que Você Deve Evitar

11/08/2025

O Que é Barbarismo na Língua Portuguesa

10/08/2025
Viva Escola
  • Início
  • Quem Somos
  • Politica de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato
© 2025 Viva Escola

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.