E aí, galera? Tudo beleza? Quem nunca ficou na dúvida na hora de escrever ‘demais’ ou ‘de mais’? Fala a verdade, essa palavrinha vive dando um nó na cabeça da gente, né? Mas ó, relaxa! Tô aqui pra desmistificar isso de um jeito super fácil, pra você nunca mais errar e ainda por cima arrasar no português! É tipo aquela dúvida que a gente tem na hora de mandar uma mensagem rapidão, mas que faz toda a diferença. Bora aprender junto?
Então, bora direto ao ponto pra descomplica! A gente tem duas situações aqui, e cada uma tem um significado diferente, tá ligado?
Primeiro, vamos falar do ‘demais’ (tudo grudadinho, sem espaço!).
Esse ‘demais’ junto, galera, pode ser usado pra dizer que algo é ‘muito’, ‘excessivamente’, ou ‘além do normal’. É tipo quando você quer dar uma intensidade pra alguma coisa. Pensa assim:
* ‘Essa comida está boa demais!’ (Quer dizer que a comida tá muuuuito boa, tipo sensacional!)
* ‘Você fala demais!’ (Nesse caso, a pessoa fala muito, até demais, entende?)
* ‘Ele é legal demais!’ (Aqui, ele é muito legal, super gente boa!)
Sacou? É um advérbio de intensidade, dando uma força pra frase.
Agora, vamos pro ‘de mais’ (separado, com um espacinho no meio!).
Esse ‘de mais’ separado é usado pra indicar quantidade, e o truque aqui é que ele SEMPRE vai ter um ‘de menos’ como o oposto. É tipo quando você compara quantidades, saca só:
* ‘Hoje tem gente de mais aqui.’ (Significa que tem muita gente, o contrário de ‘gente de menos’).
* ‘Não precisa de mais açúcar no bolo.’ (Quer dizer que não precisa de mais quantidade de açúcar, o contrário de ‘de menos açúcar’).
* ‘Ele tem talento de mais para vender.’ (Ele tem muito talento, o oposto de ‘talento de menos’).
O segredo é: se der pra trocar por ‘de menos’, então é ‘de mais’ separado! Se não der pra trocar, e a palavra tá intensificando alguma coisa, aí é ‘demais’ junto. Fácil, né?
Ah, e uma dica extra: ‘de mais’ geralmente vem acompanhado de um substantivo (gente de mais, talento de mais, etc.), enquanto ‘demais’ (junto) pode vir sozinho ou perto de um verbo ou adjetivo, tipo ‘come demais’ ou ‘bonito demais’.
Viu só como não é um bicho de sete cabeças? Agora você já sabe a diferença entre ‘demais’ e ‘de mais’ e pode usar sem medo nas suas conversas, posts e até no TCC (quem sabe, né?). O importante é praticar e ficar ligado nas dicas. Se curtiu essa explicação descomplicada, já sabe: deixa seu like, compartilha com a galera que também vive nessa dúvida e se inscreve no canal pra mais dicas de português e outras paradas legais! Um abraço e até a próxima!