E aí, galera! Tudo na paz? Sejam bem-vindos de novo ao canal! Hoje a gente vai bater um papo super maneiro sobre uma coisa que a gente usa todo dia e nem pensa muito: a nossa língua portuguesa! Você já parou pra pensar de onde ela veio? Tipo, quem inventou? Calma, que a história é mais louca do que você imagina!
Pra gente entender de onde o português saiu, a gente tem que voltar tipo uns 2 mil anos no tempo! Imagina só, lá na Roma Antiga, a galera falava Latim, né? Mas não era aquele Latim chique, da poesia e dos livros, não. Era o ‘Latim Vulgar’, que era o Latim do dia a dia, da rua, dos soldados, dos comerciantes. Tipo a gíria de hoje em dia, saca?Esse Latim Vulgar se espalhou por um monte de lugares que Roma dominava, inclusive a Península Ibérica (onde hoje ficam Portugal e Espanha). Com o tempo, esse Latim foi se misturando com as línguas que o povo já falava por lá, tipo um caldo que vai pegando vários temperos. Depois, vieram os árabes e dominaram boa parte da Península Ibérica por séculos! Eles deixaram um monte de palavras na nossa língua, tipo ‘açúcar’, ‘almofada’, ‘laranja’… Várias palavras que começam com ‘al’ geralmente vêm do árabe. Aí, lá pela idade média, numa região que hoje é o norte de Portugal e a Galiza (uma parte da Espanha), o Latim Vulgar misturado com essas outras influências virou uma coisa só: o ‘Galaico-Português’. Era tipo um dialeto só, a galera da Galiza e de Portugal falava quase igual. Com o tempo, Portugal foi se separando e virando um país independente, e a língua deles foi ganhando características próprias, se diferenciando do Galaico que continuou na Espanha. E assim nasceu o Português! Quando os portugueses começaram as Grandes Navegações, levando a língua pra tudo que é canto do mundo, inclusive pro Brasil, a língua continuou a evoluir. Aqui no Brasil, o Português se misturou com o Tupi-Guarani (língua dos indígenas), que nos deu palavras como ‘pipoca’, ‘abacaxi’, ‘jacaré’. E também com as línguas africanas, que vieram com os escravos, tipo ‘samba’, ‘caçula’, ‘moleque’. Por isso que o nosso português brasileiro é tão diferente do português de Portugal, saca? É uma mistura de tudo isso!
Viu só que viagem no tempo? A nossa língua é um tesouro, cheia de histórias e misturas. É tipo um rio que foi recebendo afluentes de vários lugares! Massa, né? Me conta aqui nos comentários: o que você achou mais interessante dessa história? E não esquece de deixar o like e se inscrever no canal pra não perder os próximos vídeos, tá? Um abraço e até a próxima!