E aí, galera! Tudo bem por aí? Hoje a gente vai bater um papo super importante e, confesso, um que dá um nó na cabeça de muita gente: a diferença entre ‘MAS’ e ‘MAIS’. Juro que não é bicho de sete cabeças e, depois dessa conversa, você nunca mais vai confundir! Bora lá?
Então, vamos começar pelo ‘MAS’. Galera, ‘MAS’ é tipo aquele ‘porém’, aquele ‘contudo’, sabe? Ele sempre traz uma ideia de oposição, de contraste. É quando você fala uma coisa, mas aí vem outra que meio que quebra a primeira ideia. Por exemplo: ‘Eu queria ir na festa, MAS choveu muito’. Sacou? Você queria ir, MAS teve um impedimento. Outro exemplo: ‘Ele estudou bastante, MAS não passou na prova’. Deu pra pegar a ideia? É sempre o oposto ou uma ressalva. Agora, vamos pro ‘MAIS’. O ‘MAIS’ é outra parada! Ele tá ligado a quantidade, a intensidade, a adicionar coisa. Pensa em ‘muito’, em ‘adição’. Se você quer mais brigadeiro, é porque quer uma quantidade maior, né? ‘Eu quero MAIS um pedaço de bolo’. ‘Ele é o MAIS inteligente da turma’. Viu a diferença? O ‘MAIS’ dá a ideia de aumentar, de superioridade, de adicionar. Pra não ter erro, uma dica de ouro: se você puder trocar por ‘porém’, ‘contudo’, ‘entretanto’, aí é ‘MAS’. Se você puder trocar por ‘menos’ (o oposto de quantidade), ou se tiver a ver com adicionar, aumentar, aí é ‘MAIS’. Tipo, ‘comprei MAIS livros’ (posso comprar MENOS livros). ‘Ele é o MAIS novo’ (ele não é o MENOS novo). Não confunde ‘MAIS’ com ‘mas’ tipo em ‘mais que perfeito’ – não tem nada a ver com oposição, é de intensidade. É ‘MAIS’.
Viu só como não é um bicho de sete cabeças? A diferença entre ‘MAS’ e ‘MAIS’ é bem clara quando a gente para pra pensar na função de cada um. O importante é praticar, ler bastante e prestar atenção. Tenho certeza que, depois desse papo, seus textos e suas falas vão ficar ainda mais claros e corretos. Compartilha esse vídeo com a galera que também confunde e deixa aqui nos comentários se você pegou a dica! Um beijo e até a próxima!