E aí, minha gente! Tudo beleza? Sejam muito bem-vindos ao nosso cantinho de dicas aqui no blog! Hoje a gente vai falar de um assunto que parece um bicho de sete cabeças, mas juro que não é: a diferença entre ‘há’ e ‘a’. Quem nunca ficou na dúvida na hora de escrever uma frase, né? Tipo, ‘há dois anos’ ou ‘a dois anos’? ‘Há um lugar’ ou ‘a um lugar’? Calma que é super normal! Mas pode ficar tranquilo(a) que, depois desse post, você vai sair daqui craque e vai mandar muito bem em qualquer texto!
Vamos começar pelo ‘HÁ’. Pensa nele como um ‘faz’ ou um ‘existe’. Simples assim! ‘HÁ’ para tempo passado: Sabe quando você quer dizer que faz um tempo que algo aconteceu? Aí você usa o ‘HÁ’. Tipo assim: ‘Há dois anos eu mudei de cidade.’ Quer dizer que FAZ dois anos que eu mudei. Ou ‘Há muito tempo não te vejo.’ Quer dizer que FAZ muito tempo que a gente não se vê. Entendeu? É tipo um ‘faz’ grandão, que já passou. Se rolar de substituir por ‘faz’, é ‘há’! ‘HÁ’ para existência: Outro uso do ‘HÁ’ é pra dizer que algo existe, que tem alguma coisa. Sabe o ‘tem’ de ‘ter’? É tipo isso, mas no formal. Exemplo: ‘Há muita gente na festa.’ Significa que TEM muita gente na festa. Ou ‘Há um livro na mesa.’ Quer dizer que EXISTE um livro na mesa. Se der pra trocar por ‘existe’ ou ‘tem’ (no sentido de existir), use ‘há’. Agora, vamos para o ‘A’! Esse é mais tranquilão, você vai ver. O ‘A’ geralmente indica tempo futuro, distância ou é só uma preposição ou artigo. ‘A’ para tempo futuro: Aqui é o contrário do ‘há’. Sabe quando você marca algo para o futuro? Tipo: ‘Daqui a duas horas eu vou sair.’ Significa que ainda vai acontecer, daqui a duas horas. Ou ‘O show vai começar daqui a cinco minutos.’ É algo que ainda VAI acontecer. Sempre que for algo que ainda vai rolar, use ‘a’. ‘A’ para distância: Quando você quer indicar distância, também usa o ‘A’. Exemplo: ‘Minha casa fica a dez quilômetros daqui.’ Ou ‘Ele mora a cinco quarteirões da escola.’ É o ‘a’ de distância mesmo. ‘A’ como preposição ou artigo: E claro, o ‘a’ também aparece em outras situações, como preposição (indicando destino, direção) ou como artigo (antes de substantivos femininos). Exemplo: ‘Vou a São Paulo.’ (aqui é preposição). ‘A menina é bonita.’ (aqui é artigo). Mas o foco maior da confusão é no tempo e existência, então se ligar nas dicas de ‘há’ já ajuda muito!
E aí, curtiram? Viram como não é um bicho de sete cabeças? A diferença entre ‘há’ e ‘a’ é bem simples quando a gente pensa em ‘passado’ e ‘futuro’, ou ‘existência’ e ‘distância/artigo/preposição’. A dica de ouro é sempre tentar substituir por ‘faz’ (para o ‘há’ de tempo) ou ‘existe/tem’ (para o ‘há’ de existência), e para o ‘a’ de tempo, pensar no futuro! Quanto mais você praticar e prestar atenção, mais natural vai ficar. Se gostou desse post, compartilha com a galera, deixa seu comentário aqui embaixo e bora descomplicar o português juntos! Um beijo e até a próxima!